Vale do São Francisco - Brasil

terça-feira, 26 de maio de 2009 18:28 By Marcelo Camera , In , ,

Pernambuco vem se destacando como modelo de desenvolvimento para a vinicultura no Nordeste. A vinicultura detém 15% do mercado nacional.

Um fato curioso, no Brasil há produção de vinhos finos e bons, bem pertinho do Equador em latitudes baixas entre o paralelo 8º e 9º, contrariando tudo aquilo que a gente escuta por aí sobre as principais regiões produtoras estarem situadas entre os paralelos 30º e 50º de latitude norte e 30º e 45º de latitude sul.

Outro fato curioso é que o Vale do São Francisco é a única região vinícola do mundo que tem 2,5 safras no ano. O ciclo da vinha é controlado pela irrigação, nos outros países ocorre naturalmente com as estações do ano. Na primavera a vinha florece, no verão ela frutifica, no outono ela perde as folhas e no inverno ela hiberna. Como no Brasil não há estações do ano muito bem definidas, o produtor controla o ciclo da planta através do controle da quantidade de água, para a hibernação, por exemplo, basta cortar as folhas da planta e dar menos água.

  • Principais produtores: Adega Bianchetti, Vinhos Botticelli, Vitivinícola Lagoa Grande, Vinibrasil,
  • Variedades Tintas: Syrah, Cabernet Sauvignon
    Variedades Brancas: Moscatel, Muskadel, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Silvaner, Moscato Canelli
  • Área de Uvas Viníferas: 500,00 hectares
  • Área de Uvas Comuns: 7.000,00 hectares

0 comentários:

Postar um comentário