Aula 1: O Começo

quinta-feira, 3 de setembro de 2009 15:45 By Marcelo Camera , In

Acho que o vinho foi descoberto sem querer, numa vasilha onde uvas amassadas foram esquecidas. Essas uvas amassadas (suco e cascas) forma o que se denomina mosto.

A pele (casca) da uva é o habitat pra um microrganismo que conhecemos como levedura. A levedura converte o açúcar das uvas em álcool etílico e gás carbonico, taí a mágica.

FERMENTAÇÃO
leveduras + açúcar ==> álcool etílico + CO2 + energia

Na uva existem dois tipos de açúcares: a glicose e a frutose. A glicose participa da fermentação, já o açúcar residual é quase todo da frutose.

O gás carbônico em sua maioria é liberado durante o processo de fermentação e o restante (que está diluido no vinho) é liberado com o tempo.

Outra informação interessante é que para 1% de álcool no vinho são necessários a fermentação completa de ~18 gramas de açúcar por litro de mosto. Numa conta direta, um vinho com 12% de álcool teve em sua fermentação cerca de 215 gramas de açúcar.

Uma vez pude provar um cachinho da uva Moscatel, as mesmas que são comumente usadas para a fabricação de uvas passas, e após um ou dois bagos tive a sensação enjoativa de um suco extremamente doce.

0 comentários:

Postar um comentário