Degustação de Risotos - Armazém Gourmet

sexta-feira, 14 de agosto de 2009 18:54 By Marcelo Camera , In

Decidimos, meio na correria, experimentar os risotos do chef Elber na noite de degustação de risotos no Armazém Gourmet.

Convidei alguns amigos e partimos pra mais essa aventura gastronômica, os menu de risotos era um tanto quanto exóticos pra muitos de nós que estamos acostumados com o risotinho básico de açafrão ou quando muito de frango ou camarão.

Melhor irmos direto a escalação do time de aventureiros:

  • Gustavo Perozim, apreciador do sobe e desce das ações do mundo financeiro e um dos mais aptos no quesito BTI Driver (coisas do trabalho...) com sua esposa Virgínia;
  • Guilherme, como ele mesmo diz no bom inglês "func public", sempre reclamando da energia das filhas (Amanda e Alice), com sua esposa Adriana.
  • Eamon (Quem??), fã de carteirinha do saudoso Clodovil, apreciador das artes e dos prazeres da boa mesa, com a filha Isabela e a esposa Cássia;
  • Heloísa (com o bebê, que ainda não sabemos o sexo, mas já estamos na peleia do nome: Ela quer Wendel Michel ou Samanta Kelly, eu prefiro Volverine Carlos ou Valdiscléia Maria) e eu;
Pra não ficar enrolando, vamos a luta:

1) Risoto de Salmão Defumado com Uva Tompson


Arroz arbóreo, salmão cortado em pequenos pedaços, vinho branco, uvas Thompson, manteiga e parmesão.
Na minha opinião foi o melhor da noite
e pelos comentários o mais apreciado pelo time de amigos.

2) Risoto de Kani-Kama com Ervilha

Arroz arbóreo, brócolis ninja, salsa, Kani-Kama cortado na transversal salteado levemente em azeite de baunilha com salsa, legumes pré-cozidos, vinho branco, manteiga e parmesão.
Muito bom também, mas o melhor desse risoto foi a Amanda dizendo: "Eu no como bolinhas VERDE." A Alice comeu todas.

3) Risoto de Shitake e Algas


Arroz arbóreo, shitake fresco, cebola, ervas, alho poró, vinho branco, algas secas cortadas em lâminas, vinho branco, parmesão e manteiga.
Esse a Helo passou (coisa de grávida com cogumelos), e eu passei bem, comi o meu e o dela. Tinha o estilo de um sushizão, o enfeite era de cenoura e shoyo, que deixaram o risoto ainda mais parecido com comida japonesa.

4) Risotto de Figo com Gorgonzola


Arroz arbóreo deglaceado em vinho branco com queijo gorgonzola e figos frescos sem casca, cebola, manteiga, ervas aromáticas e creme de leite fresco.
Foi o que eu menos apreciei na degustação, foi consenso entre os convivas que se os figos fossem daqueles vermelhos talvez a combinação fosse outra.

5) Risoto de Limão Siciliano


Arroz arbóreo, caldo de frango à moda do Chef, cebolas salteadas na manteiga, pimenta do reino, vinho branco, parmesão e raspas de limão siciliano.
Também bastante exótico, fresco e bastante ácido.
Como pra barriga cheia a goiaba tem bicho, já não aguentávamos mais um arrozinho nessa hora.

Tudo isso foi degustado com um bom vinho argentino Cavia Sauvignon Blanc 2007 que já foi degustado anteriormente e harmonizou muito bem com os risotos.

Parabéns ao engenheiro que fez o mesanino, posto à prova pelas meninas que não pararam de pular um segundo, e pela paciência do pessoal.

0 comentários:

Postar um comentário