A doçura natural da minha sogra

quarta-feira, 12 de agosto de 2009 19:15 By Marcelo Camera

Minha sogra Rosi (abaixo em foto de festa), sempre deixou claro que o fraco dela são os vinhos de doce natural principalmente os colheita tardia, que normalmente vêm em garrafinhas de 500ml.

Requinte indispensável na casa dela tem sempre perdida algumas dessas garrafinhas pra serem abertas em ocasiões especiais, como alguns dizem: "Sinal de bom gosto."


Eles são feitos a partir de uvas (na grande maioria brancas e aromáticas), que favorecem uma maior concentração de açúcar natural.

São vários os métodos de se produzir um vinho de sobremesa:

  • colheita tardia (cosecha tardia ou late harvest) - as uvas permanecem na parreira durante várias semanas após a data ideal da colheita, com isso elas ficam desidratadas e com uma maior concentração de açúcar.
  • botritizados - as uvas costumam ser atacadas, ao final da maturação, pelo fungo Botrytis Cinerea, que faz perfurações finíssimas em suas cascas da uva removendo a água e aumentando a concentração do açúcar natural.
Aí está o top 3 de vinhos doces da minha sogra:

1) Jurupinga - Campeão de audiência no gosto e no consumo dela, chega a ser uma licença poética;
2) Norton Cosecha Tardia - Chardonnay, também é um dos meus preferidos;
3) Aurora Colheita Tardia - Semillon e Moscatel

Continuando o hall de homenagens, fui apresentado a esse tipo de vinho justamente por ela na paradisíaca Bernardo de Irigoyen, e ainda me lembro da propaganda: "Compre destes pois são os melhores.", não me arrependi.

Abaixo umas fotos de Bernardo de Irigoyen, logo de cara uma mensagem pra saber quem manda...




A foto acima foi engraçada, não me perguntem quem são, mas ao fazer menção em tirar as fotos os hermanos já ficaram em pose festiva, bradando que Maradona (El Pibe de Oro) foi melhor que Pelé, que ganhamos 25 libertadores, aquela ladainha toda que conhecemos...

Mas o local é a bodega (é como los hermanos chamam uns mercadinhos de vila) que vendem vinhos e artigos de culinária requintados.

Os vinhos na prateleira são só amostras, aqueles que você compra ficam parados em frente ao mercado dentro de um caminhão refrigerado e saem direto pro teu carro.

O melhor desse local sinceramente são os preços: me lembro que o Norton Cosecha Tardia, garrafinha de 500 ml me custou R$6,00 (aqui custava R$20); o Latitud 33 Cabernet Sauvignon, Malbec e Syrah, módicos R$7,00 (aqui R$20); as espumantes Freixenet Carta Nevada e Cordon Negro míseros R$14,00 e R$16,00 (aqui R$40 e 50).

0 comentários:

Postar um comentário